Breve História da Escola

A escola Quintal Mágico nasceu da ideia de um grupo de pais que acreditavam em uma educação diferenciada e de qualidade, acessível a diferentes realidades socioeconômicas. Em fevereiro de 2007, criaram a Associação Quintais (organização da sociedade civil sem fins lucrativos), mantenedora da escola, assim abraçaram a pedagogia Waldorf e começaram a concretizar esse sonho. Com o passar dos anos, a escola foi se desenvolvendo, recebendo novas famílias, amigos e crianças para o seu interior. Hoje, a Escola Waldorf Quintal Mágico está sediada em Paraty – RJ, e atende 196 crianças de diferentes realidades socioeconômicas.

Nossos níveis formativos

Maternal

O início de tudo se dá no Maternal, quando a base do aprendizado é a brincadeira e a criança cria hábitos através da imitação do adulto à sua frente. . O ambiente representa uma casa e a composição da sala é uma grande família. Os brinquedos feitos de materiais naturais, como madeira, tecido e lã, e os elementos da natureza conferem delicadeza ao ambiente. O brincar livre desenvolve capacidades motoras e cognitivas, além de exercitar a interação social, a criatividade e a imaginação. Ao aproximar a escola da sua própria casa, a criança se sente acolhida e pode vivenciar sua infância plenamente.

O mundo é bom

O Maternal recebe crianças de um ano e meio a três anos e meio; que são cuidadosamente acolhidos por uma professora e auxiliar.

Educação Infantil

O Jardim de Infância é a continuidade natural desse ambiente acolhedor e ao mesmo tempo libertador. As atividades da “casa” vão pouco a pouco se tornando mais intensas e desafiadoras. O aprendizado se dá de forma lúdica, respeitando o tempo de cada criança. As brincadeiras são permeadas por atividades que desenvolvem habilidades manuais, corporais, sensoriais, sensitivas e cognitivas. É por meio das vivências das épocas do ano e das festividades que as professoras e auxiliares envolvem as  crianças no mundo da imaginação.

Cada dia da semana é dedicado a uma atividade específica, permitindo o desenvolvimento de um ritmo que envolve o coletivo e traz harmonia para a turma. Os cantos, as rodas, os jogos, as dramatizações, a narração de histórias e a arte permeiam as brincadeiras. As crianças são estimuladas a participar da arrumação da sala, da limpeza da louça e do preparo dos alimentos.

O mundo é bom

O Jardim Manacá, Jardim Aurora e Jardim Ninho recebem crianças de três anos e meio a seis anos e meio.

Ensino Fundamental

Por volta dos sete anos, a prontidão escolar leva a  criança ao Ensino Fundamental e consequentemente à alfabetização, ao aprendizado intelectual e ao conhecimento. O tempo de cada criança  é respeitado, e essa passagem do Jardim de Infância ao Ensino Fundamental é conduzida com atenção e cuidado. As professoras despertam o real interesse da criança  para o mundo, sendo o veículo dos conteúdos formais.

Isto se dá através de narrativas repletas de imagens, envolvendo habilidades manuais e corporais, música,  rodas rítmicas,  jogos, momentos de festividades anuais e inúmeras atividades. A arte e os trabalhos manuais são instrumentos essenciais na educação e permeiam essa fase em todas as matérias, que respeitam a grade curricular oficial do Ministério da Educação – MEC.

O mundo é belo

O Ensino fundamental possui turmas do primeiro ao oitavo ano. Cada turma tem até 20 estudantes, e sua professora ou professor os acompanha  durante este período escolar, criando uma relação de profunda confiança.

Fundamental ll

Nossa escola, em 2020, deu o passo para o Fundamental ll, momento antropológico em que o jovem se aproxima da compreensão de mundo com maior consciência, o nascimento da crítica e dos questionamentos inerentes à vida. Como os jovens, a professora e o professor transformam sua relação, que anteriormente conduzia o grupo apresentando sua beleza e possibilidades, passando então para o olhar de protagonismo do ser humano frente às realidades impostas.

Novos desafios

Com a chegada no Fundamental ll, os conteúdos artísticos ganham novos desafios, a fim de ampliarem também as habilidades já conquistadas, assim como desejamos que aconteça na vida prática.

Receba assessoramento pelo E-mail

Escola Colaborativa

A escola é gerida de forma participativa através de comissões, compostas por pessoas de formações diversas. Juntos, têm o sonho de oferecer uma educação voltada à cultura de paz para seus filhos e para a comunidade paratiense, com o propósito de oferecer “uma escola de todos para todos”. Por acreditar na diversidade cultural de uma comunidade inclusiva, cerca de 40% das vagas é oferecida a alunos bolsistas, contemplados com bolsas de 20 a 100%. Para manutenção das bolsas na escola, contamos com um Fundo de Bolsas, que recebe apoio de pessoas físicas e jurídicas, orientado pelos princípios da Fraternidade Econômica.

Entre em contato

Pode nos escrever suas dúvidas pelos seguintes médios de contato.

Estrada Paraty – Cunha, km 1 –
CEP 23970-000 – Paraty-RJ